Muito se houve falar na vitamina C e dos seus benefícios para a pele. Mas você sabia que, além dela, existem outros tipos de vitaminas que hidratam, minimizam as rugas e controlam o envelhecimento precoce? A vitamina B3, mais conhecida como niacinamida, é um grande exemplo. O DermaClub conversou com a dermatologista Lilia Guadanhim, que esclareceu as principais funções dessa substância e qual é a sua relação com o retinol.
O que é a vitamina B3?
De acordo com a médica, a vitamina B3 possui uma função muito importante, que é a hidratação, por aumentar a síntese de ceramidas naturais da pele.
Algumas pesquisas feitas pela American Society of Clinical Oncology também apontam que a vitamina está associada à redução do risco de câncer da pele. Além disso, a substância funciona como um forte aliado no controle da produção de oleosidade das glândulas sebáceas, evitando o surgimento de cravos e espinhas no rosto.
Vitamina B3 e retinol: qual é a relação entre essas duas substâncias?
Essas duas substâncias podem conviver juntas e trazem muitos benefícios à pele, como explica a Drª Lilia. “O interessante dessa combinação é que ambos têm ação antienvelhecimento, com destaque para o efeito de estímulo de colágeno do retinol e pela atividade anti-inflamatória da niacinamida”.
Produtos relacionados
Benefícios da vitamina B3:
- Reduz linhas finas e rugas;
- Diminui hiperpigmentação;
- Diminui vermelhidão e inflamação;
- Melhora a função barreira da pele;
- Melhora a elasticidade;
- Ação antioxidante.
“É uma substância com perfil de uso muito fácil, pode ser usada de dia ou de noite e com alto perfil de tolerabilidade”, ressaltou a especialista.
A vitamina B3 ajuda a prevenir o envelhecimento precoce
A vitamina B3 tem benefícios comprovados no aumento da produção de colágeno, na renovação celular, melhora de rugas finas, manchas, elasticidade e vermelhidão da pele. “É importante lembrar, no entanto, que o uso de um ativo complementar em produtos antienvelhecimento pode ser um dos passos da rotina antienvelhecimento, que deve ser proposta e acompanhada pelo seu dermatologista”, finalizou.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 10 de Janeiro de 2020
Modificada em: 28 de Julho de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Lilia Guadanhim
CRM: 133850
Formação em Medicina, Residência Médica em Dermatologia e Especialização em Cosmiatria pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo. Possui título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associação Médica Brasileira, além de ser membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da International Dermoscopy Society. Tem especializações em Cosmiatria - Toxina Botulínica e Preenchimento na França e Dermatoscopia - Oncologia Cutânea na Itália. É médica colaboradora da Unidade de Cosmiatria da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!