Vem pro clube! quer ganhar descontos o ano todo e ainda trocar seus pontos por produtos? cadastre-se

ja faz parte
do clube?

como comprar

ainda não faz
parte do clube?

cadastre-se

Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Vitamina C para o rosto: benefícios + como incluir esse antioxidante na rotina de cuidados com a pele

Confira os benefícios e qual a melhor forma de usar a vitamina C na pele do rosto
Confira os benefícios e qual a melhor forma de usar a vitamina C na pele do rosto

Entrevista com Dra. Katleen Conceição, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Produtos relacionados

A vitamina C pura tem benefícios para a pele que muita gente nem sabe que existem! Desde o rejuvenescimento da pele à melhora da sua textura, essa substância, também conhecida como ácido ascórbico, entrega várias vantagens para o rosto. O ativo age combatendo a ação dos radicais livres - moléculas instáveis que são estimuladas pela radiação solar, poluição, tabagismo, entre outros fatores - e, consequentemente, prevenindo o aparecimento dos sinais do envelhecimento precoce - como a flacidez, manchas e rugas. O DermaClub entrevistou o seu time de dermatologistas, que esclareceu todas as curiosidades desse ingrediente - desde vantagens, produtos, como incluir no seu dia a dia até os mitos e verdades sobre a vitamina C. Veja só!

1. O que é vitamina C?

De acordo com a dermatologista Luciana Kalache, de Curitiba, a vitamina C, também chamada de ácido L-ascórbico, que não é produzida pelo nosso organismo, ou seja, precisamos ingerí-la ou aplicá-la topicamente, para que o nosso organismo e pele consigam aproveitar seus benefícios. “Entre outras funções, ela tem um papel muito importante na melhora da imunidade, na saúde dos olhos e da pele”, esclareceu.

2. Quais são os benefícios da vitamina C?

- Neutraliza a ação dos radicais livres;
- Potencializa a proteção do filtro solar;
- Previne e trata as rugas finas e linhas de expressão;
- Ajuda no clareamento de manchas na pele;
- Deixa a pele mais luminosa;
- Ajuda na produção de novas fibras de colágeno e elastina;
- Mantém a pele mais firme;
- Previne o envelhecimento precoce.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

3. Vitamina C para o rosto

A vitamina C é uma substância perfeita para ser utilizada topicamente, no rosto ou no colo, por exemplo. A pele é o órgão mais exposto às agressões externas diárias e a aplicação tópica da Vitamina C garante maior quantidade dessa substância na pele aproveitando todos os seus benefícios. Segundo a dermatologista Katleen Conceição, do Rio de Janeiro, o ativo garante uma ação antioxidante muito forte. “Existem até pesquisas mostrando que seu uso tópico colabora para a diminuição dos radicais livres - moléculas instáveis geradas pelo estresse, poluição, noites mal dormidas, entre outros”, explicou. Além disso, a vitamina C também ajuda a clarear a pele e deixá-la mais luminosa, já que possui ação inibidora de formação de melanina, prevenindo o surgimento de manchas.

3.1. Vitamina C + Vitamina E

A fusão dessas duas vitaminas antioxidantes potencializa os seus benefícios para a pele. A dermatologista Tatiana Matos, de Salvador, esclarece que “ambas diminuem a formação de radicais livres, fortalecendo a imunidade das células. A combinação minimiza, com ainda mais vigor, a formação de rugas e o ressecamento da pele”. A profissional ainda enfatizou que essas substâncias ainda oferecem outros benefícios além da capacidade antioxidante: a vitamina C é um ativo clareador, enquanto a vitamina E age como um poderoso hidratante na pele.

O     C E Ferulic, de SkinCeuticals   é um antioxidante que leva vitamina C e vitamina E - duas substâncias importantes para a pele
O C E Ferulic, de SkinCeuticals é um antioxidante que leva vitamina C e vitamina E - duas substâncias importantes para a pele

3.2. Vitamina C + Filtro solar

Os produtos com vitamina C também podem ser usados ao longo do dia em conjunto com o filtro solar. A parceria desses dermocosméticos é perfeita para potencializar a fotoproteção contra os raios UV e dos poluentes, além de proteger o rosto de problemas como o envelhecimento precoce e manchas de melasma.

4. Alimentos com vitamina C

- Laranja;
- Morango;
- Camu-camu;
- Acerola;
- Limão;
- Brócolis;
- Pitaya.

5. Produtos com Vitamina C

- Sérum;
- Creme anti-idade;
- Filtro solar;
- Hidratante;
- Suplementos;

5.1 Como incluir vitamina C na rotina de cuidados com a pele:

tratamento com a vitamina C pode ser iniciado desde cedo, sendo uma excelente opção para os primeiros cuidados da pele, a partir das 20 anos, por exemplo, idade que costuma surgir os primeiros sinais do envelhecimento. Porém, a Dra. Katleen Conceição explica que o mais importante é se informar com o dermatologista para identificar quais são as necessidades da sua pele. “Além da aplicação tópica, em diferentes texturas de dermocosméticos, a substância também pode ser ingerida, conferindo uma potente ação antioxidante”, comentou.

5. 2. Como usar a vitamina C na sua rotina de cuidados com a pele

Opção 1) De manhã, junto com o filtro solar para potencializar a proteção contra os raios solares e poluição, proporcionando um efeito antioxidante;

Opção 2) À noite, antes de dormir, depois de lavar o rosto para tratar as manchas de pele, rugas, linhas de expressão e outros sinais do envelhecimento.

6. Vitamina C para manchas de melasma e marcas de acne

A vitamina C apresenta propriedades que auxiliam no clareamento da pele por inibir a formação de melanina - enzima que aumenta a pigmentação. Está comprovado que a substância ajuda a clarear manchas de pele, como o melasma e marcas de acne. Se você apresenta algum desses problemas, consulte seu dermatologista para incluir um produto com vitamina C na sua rotina de cuidados.

7. Vitamina C e produção de colágeno


O uso tópico de vitamina C também pode reduzir a degradação e estimular a produção de novas fibras de colágeno, além de melhorar a hidratação e o viço da pele. Para prevenir ou tratar a flacidez, rugas e linhas de expressão, esse ingrediente é o melhor aliado.

8. Vitamina C para a pele oleosa

Segundo a dermatologista Flávia Addor, de São Paulo, a vitamina C pode ser usada em qualquer tipo de pele, já que não está presente apenas nos dermocosméticos com textura oleosa. “O que deve diferir é o veículo onde será oferecida, para não aumentar a carga oleosa da pele. Séruns ou géis são os mais adequados para este tipo de pele”, esclareceu.

Ou seja, o ativo não aumenta a oleosidade, por outro lado, é importante saber que o veículo do produto deve ser sempre o menos pesado possível.

8.1. Vitamina C para a pele oleosa e sensível

Para quem tem a pele oleosa e sensível ao mesmo tempo, é importante apostar em um produto que tenha a textura e os ativos certos em sua composição. Ou seja, além da vitamina C, o dermocosmético precisa ter substâncias que controlem a oleosidade - como alguns tipos de ácidos - e, ao mesmo tempo, que previnam a sensibilidade da pele que pode ser causada por esses ingredientes adstringentes. Entre os ingredientes, podemos citar:

- Ácido salicílico que promove uma leve esfoliação e secativa

- Neurosensine, com suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias

- Água Termal com propriedades suavizantes

O     Sérum Anti-idade Salicyli C 10, de La Roche-Posay   , é a vitamina C perfeita para quem tem a pele oleosa e sensível
O Sérum Anti-idade Salicyli C 10, de La Roche-Posay , é a vitamina C perfeita para quem tem a pele oleosa e sensível

9. Mitos e verdades sobre vitamina C

9. 1. A vitamina C neutraliza os efeitos dos radicais livres na pele.

Verdade! A vitamina C é um forte antioxidante e protege a pele contra a ação dos radicais livres. Portanto, para evitar os impactos dessas agressões e prevenir o envelhecimento precoce, aposte no uso de dermocosméticos com esse ativo o quanto antes.

9. 2. A vitamina C é indicada para qualquer tipo de pele.

Verdade! Os produtos com vitamina C podem ser usados em todos os tipos de pele, desde que sua textura seja escolhida corretamente. Para quem tem tendência à oleosidade, por exemplo, é melhor investir em um produto com textura sérum. Pessoas que apresentam ressecamento ou sensibilidade, o ideal é usar veículos mais cremosos.

9. 3. A vitamina C não pode ser usada de dia.

Mito! A vitamina C pode ser usada de manhã sim. Contanto que seja utilizada antes do filtro solar. Assim o ativo ajuda a potencializar a proteção dos raios solares, da poluição e de outros danos para a pele.

9.4. Vitamina C causa acne.

Mito! A vitamina C pura não é capaz de causar espinhas na pele. O ativo não proporciona esse efeito colateral e pode ser utilizado com segurança em peles oleosas e com predisposição à acne. Se você tem tendência à acne, deve escolher veículos mais secos, como os séruns.

  Liftactiv Aox Concentrate, de Vichy   , é uma ótima opção para incluir na sua rotina de cuidados
Liftactiv Aox Concentrate, de Vichy , é uma ótima opção para incluir na sua rotina de cuidados

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 08 de Outubro de 2018
Modificada em: 03 de Janeiro de 2020

Dra. Katleen Conceição

Palavra do Dermatologista

Dra. Katleen Conceição

CRM: 639575

Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologista do Rio de Janeiro e membro da Sociedade Brasileira de Laser. Já esteve à frente dos Ambulatórios de Dermatologia da Pele Negra do Hospital Federal de Bonsucesso e é chefe do ambulatório de dermatologia para pele negra da Santa casa da misericórdia, ambos no Rio de Janeiro. Também é especialista em lasers, desenvolvendo trabalhos com Cutera, Starlux, Lightsheer, Laser CO2, Fraxel Repair, Dual, entre outros. Atende na Clínica Paula Bellotti, no Leblon, uma das mais conceituadas da América Latina.

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Pele oleosa e com manchas: 5 produtos que podem fazer a diferença na sua rotina de skincare

Pele oleosa e com manchas: 5 produtos que podem fazer a diferença na sua rotina de skincare

Manchas na pele

Ácido para tirar manchas do rosto: saiba como funcionam os AHAs para conquistar uma pele uniforme

Ácido para tirar manchas do rosto: saiba como funcionam os AHAs para conquistar uma pele uniforme

Manchas na pele

Como tirar manchas do rosto: dermatologista indica 10 ativos que realmente funcionam

Como tirar manchas do rosto: dermatologista indica 10 ativos que realmente funcionam

Manchas na pele

Protetor solar para quem tem melasma ou marcas na pele: opções de proteção e tratamento em apenas um produto

Protetor solar para quem tem melasma ou marcas na pele: opções de proteção e tratamento em apenas um produto

Manchas na pele

Mancha branca na pele: o que pode ser? Dermatologista lista as causas da descoloração

Mancha branca na pele: o que pode ser? Dermatologista lista as causas da descoloração

Manchas na pele

Rotina de pele oleosa para clarear manchas de acne: passo a passo para uniformizar o tom da pele

Rotina de pele oleosa para clarear manchas de acne: passo a passo para uniformizar o tom da pele

Manchas na pele

Últimas Matérias

Ampola de vidro em dermocosméticos: quais os benefícios? Como funciona? Como descartar corretamente? Como cuidar da pele durante o tratamento de câncer de mama: dicas de produtos e rotina de skincare Como usar ácidos na pele: 5 mandamentos fundamentais para incluir esse tratamento na rotina de skincare Creme para olhos: 9 ativos super poderosos para tratar olheiras, rugas e ressecamento na região Resenha: testamos o sérum anti-idade Salicyli C10, de La Roche-Posay Rotina de skincare para pele mista: 4 opções de produtos para espinhas, cravos, oleosidade e pele ressecada
Ver mais