Ter um rosto com cravos e espinhas é algo comum para você? Embora sejam mais recorrentes na adolescência, elas também surgem na pele de quem já passou dos 20 anos. A chamada acne adulta causa desconforto e várias dúvidas na rotina de skincare de muita gente, principalmente de quem já incluiu produtos com ação anti-idade no ritual de beleza.
Para entender as causas dessa condição e o passo a passo de como secar espinhas inflamadas sem atrapalhar na sua rotina anti acne, o DermaClub conversou com a dermatologista Betina Stefanello que revelou como tratar acne adulta.
Cravos e espinhas depois dos 20 ou 30 anos: o que é a acne da mulher adulta?
Você nunca teve cravos e espinhas no rosto ou então, essas lesões ficaram no passado, junto com a puberdade. Mas aí chegou a idade adulta e trouxe, junto com as responsabilidades, a acne. Logo agora que você estava focando toda a sua rotina de skincare em produtos anti-idade. Situação bem chata essa, né? Mas para todo esse problema, a Drª Betina explica que tem um motivo:
“Acne na mulher adulta é uma doença inflamatória que ocorre em mulheres a partir dos 25 anos, podendo ter início nessa fase ou ser um quadro persistente desde a adolescência. A localização das lesões é muito característica e acontece, principalmente, na região da mandíbula e queixo”, revelou a dermatologista.
Causas da acne, cravos e espinhas no rosto na idade adulta
De acordo com a médica, as espinhas depois dos 20 ou 30 anos, não aparecem à toa. Geralmente, a acne adulta está associada ao hiperandrogenismo, que é muito comum no início dessa faixa etária. “Alterações hormonais, como a síndrome dos ovários policísticos, podem resultar nessas espinhas”. A complicação também pode ser ativada por fatores externos, como fumo, alimentação, exposição excessiva ao sol e estresse.
Sabonete para espinha, tônico adstringente: rotina de skincare para tratar a acne adulta e prevenir o envelhecimento precoce
Mas afinal, como deve ser o tratamento para acne na idade adulta? A especialista explica que o cuidado correto para esse tipo de espinha deve ser prescrito por um dermatologista e envolve medicamentos antiandrogênicos. “Por esse motivo, acaba que fica mais fácil você fazer uma rotina de skincare sem atrapalhar o ritual anti-idade, desde que não utilize produtos comedogênicos que acabam obstruindo os poros”:
- 1. Lave o rosto com um sabonete facial antioleosidade duas vezes ao dia (de manhã e antes de dormir).
Produtos relacionados
- 2. Aplique um sérum com ácido retinóico, retinol, ácido salicílico ou ácido glicólico à noite;
Produtos relacionados
- 3. De manhã, prefira usar um antioxidante sérum com vitamina C juntamente com um hidratante matificante para controlar a oleosidade da pele.
Produtos relacionados
- 4. Finalize com um protetor solar antioleosidade e com FPS 50 para prevenir a formação de manchas durante o tratamento da acne.
Produtos relacionados
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 13 de Janeiro de 2021
Modificada em: 28 de Outubro de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Betina Stefanello
CRM: 52-913715
Médica graduada pela Universidade Federal De Santa Catarina, pós-graduação em dermatologia pelo Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay Da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Título de especialista de dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD. Internship in Skin Cancer in Santa Maria Nuova Reggio Emilia e dermatology in Hôpital L’arche in Nice. Chefe do setor de Cosmiatria do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay. Sócia da Clínica de Dermatologia Les Peaux no Rio de Janeiro. Autora de diversos artigos e capítulos de livro na área de Cosmiatria.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!