Manchas na pele: você sabe porque elas surgem? Existem vários fatores que causam essas marcas no corpo, como o envelhecimento, decorrência da acne e alterações hormonais - como é o caso do melasma. Entretanto, a causa mais comum dessas características é a produção de melanina despertada pela exposição solar, o que acaba desenvolvendo as famosas manchas solares. Mas a pergunta que fica é: como podemos clarear esses sinais na pele? O DermaClub separou seis produtos e procedimentos capazes de amenizar a aparência dessas marquinhas. Veja só!
1) Esfoliante
Se você tem manchas solares na pele, precisa incluir um esfoliante na sua rotina de cuidados com a pele. A esfoliação facilita a renovação celular e a remoção das células mortas, que ameniza a tonalidade das marcas. O indicado é usar esse produto uma ou duas vezes na semana, respeitando o espaçamento de quatro dias para a pele descansar e não prejudicar a barreira de proteção.
2) Filtro solar
Sabia que protetores solares, naturalmente, já ajudam a prevenir o aparecimento de manchas? Quando o produto é usado de maneira adequada, na frequência indicada, proporciona o clareamento da pele de forma natural, prevenindo o aparecimento de futuras marcas. Outra opção é o uso de protetores com ação clareadora, pois eles possuem ativos que ajudam a diminuir as marcas de forma mais rápida. Muitos desses produtos ainda possuem cor, camuflando as marcas e prevenindo a piora delas com uma barreira física que protege contra a luz visível.
3) Creme clareador de pele
Dermocosméticos clareadores são soluções bem práticas que ajudam a homogeneizar a tonalidade da pele. Esses produtos costumam contar com ativos clareadores, como o ácido salicílico, ácido tranexâmico e ácido glicólico. O recomendado é utilizar o produto à noite ou de manhã juntamente com um protetor solar de amplo espectro e alto FPS - acima de 50.
4) Sérum multicorretor
ocê já tentou de tudo e, mesmo assim, não ficou completamente satisfeito com o resultado. De repente o que está faltando na sua rotina de skincare é um sérum multicorretor, que ajuda a clarear manchas e deixar sua pele mais luminosa. O produto corrige as áreas de hiperpigmentação e ainda contribui para a uniformização do tom com o clareamento global da pele.
5) Máscaras faciais clareadoras
As máscaras faciais com efeito clareador também são ótimos tratamentos paliativos para as manchas solares. A Máscara Mineral Efeito Peeling de Vichy, por exemplo, ajuda a clarear manchas escuras e deixa o rosto iluminado em apenas alguns minutos.
6) Produtos com vitamina C
Muita gente conhece a vitamina C como um poderoso antioxidante. Mas além disso, o ativo também possui ação de clarear manchas na pele, inibindo a alta produção de melanina. O produto com esse ingrediente pode ser usado junto com o protetor solar - para potencializar a defesa contra a radiação - ou à noite, antes de dormir.
7) Peeling químico
O peeling vem do termo inglês “descascar”, que, como o nome mesmo diz, tem a função de trocar ou renovar a pele, melhorando sua textura, tratando de doenças e amenizando imperfeições, como as manchas de pele. Os peelings químicos, dependendo dos ativos usados, podem tratar desde a camada superficial até a mais profunda da pele, cuidando tanto das manchas solares, como as de melasma.
8) Microagulhamento
O microagulhamento pode ser utilizado em diversos tratamentos, como melhora das cicatrizes de acne, estrias, flacidez ou até mesmo manchas de pele. As microagulhas aplicadas na pele ajudam na formação de colágeno, melhorando as marcas. Procure seu dermatologista e acabe com as manchinhas do verão!
Publicada em: 07 de Dezembro de 2018
Modificada em: 10 de Junho de 2022