Main content
Mulher mostrando sinais de estresse e falta de sono na pele durante a quarentena

Entenda como a quarentena pode afetar a sua pele

Veja o Post: Estresse Sono Desregulado Má Alimentação Entenda Como A Quarentena Pode Afetar A Sua Pele | Acesse o Blog Dermaclube para Mais Dicas!
25 fev 2020

Ficar em casa nessa quarentena pode ser algo bom e renovador ou pode ser uma experiência completamente desconfortável. Tudo vai depender de você e do seu bem-estar emocional. Quando caímos na rotina, muitas vezes ficamos estressados, nos alimentamos mal e o sono pode ficar desregulado. Todos esses problemas, de certa forma, acabam afetando diretamente a nossa pele, deixando a região inflamada, com irritações, formando acne e outros incômodos. Como reverter esse quadro e manter a sua pele bonita e saudável? O DermaClub conversou com a dermatologista Dra. Flávia Addor que indicou o que fazer nessa situação.

Doenças de pele x problemas emocionais como a depressão e ansiedade: entenda essa relação

O estresse é o verdadeiro mal do século. Esse problema se torna o principal motivo de outros transtornos emocionais, como a ansiedade e a depressão. Quando temos o sistema nervoso afetado, nossa pele acaba reagindo de alguma forma. A Drª Flávia explica porque isso acontece: “Já está estabelecido que o estresse emocional crônico é capaz de aumentar hormônios, como o cortisol, e levar a piora de doenças cutâneas”.

Sendo assim, o paciente estressado, que está passando por alguma crise de ansiedade ou problemas emocionais, tem toda essa aflição refletida na pele. As principais doenças que surgem ou pioram são: a dermatite atópica, psoríase, acne e o vitiligo.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Uma má alimentação também pode afetar a pele?

Ficar em casa parece que dá mais vontade de comer do que o normal. A dermatologista conta que isso acontece porque temos um acesso maior às guloseimas e alimentos calóricos. Sem falar que a ansiedade também acaba sendo descontada na comida (chocolate, doces ou no álcool). “O aumento do consumo de alimentos de alto índice glicêmico pode piorar quadros inflamatórios, como a acne e a psoríase”.

Quando não dormimos bem, nossa pele também é afetada? Entenda o que acontece

Rosto inchado, olheiras e aquela aparência cansada.. Tudo isso pode acontecer quando não temos uma boa noite de descanso. “O sono irregular ou em períodos menores de 8 horas alteram, além do período fisiológico de descanso, a secreção de hormônios e mediadores fisiológicos, levando à aparência de exaustão e aumentando os hormônios relacionados ao estresse”.

Fique em casa de bem com a sua pele

Aproveite esse tempo em casa para cuidar mais de você e da sua pele. Faça um “spa day” e abuse dos cremes hidratantes no corpo, principalmente aqueles com ativos prebióticos que fortalecem a barreira cutânea. Faça atividades caseiras que ajudam a diminuir o estresse, como meditação e yoga. Por último, tente dormir cedo para aproveitar todas as horas de sono e acordar com uma pele ainda mais bonita!

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 25 de Fevereiro de 2020
Modificada em: 21 de Julho de 2021

Orientation message
For the best experience, please turn your device