Clique aqui para conhecer todos os benefícios do nosso clube e cadastre-se!
Dermaclub

Cuidados pós-procedimentos estéticos: como cuidar da pele depois do laser, peeling, microagulhamento...

Você é adepta de procedimentos estéticos? Tratamentos a laser, depilação, peelings, microagulhamento… Existem vários tratamentos em clínicas e consultórios dermatológicos que ajudam a deixar sua pele mais bonita e saudável. Para garantir um resultado ainda mais eficaz, é importante que todo o paciente siga à risca uma rotina de cuidados com a pele logo depois de fazer uma dessas técnicas. O ritual envolve o uso diário e obrigatório do filtro solar, bastante hidratação e suspensão do uso de alguns produtos que podem agredir a região. O DermaClub conversou com a dermatologista Betina Stefanello, do Rio de Janeiro, que deu todas as dicas!

1. Como a pele costuma ficar após a maioria dos procedimentos estéticos?

Quando a nossa pele passa por algum procedimento estético,ela acaba sendo lesionada de forma controlada pelo dermatologista, seja de forma suave ou mais intensa, dependendo do tratamento planejado e do resultado desejado. Desta forma, a médica explica: “Dependendo do procedimento, geralmente a pele normalmente fica sensível, avermelhada, descamando e com a barreira de proteção fica comprometida, necessitando de cuidados especiais”.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

2. 3 cuidados com a pele após procedimentos estéticos:

A Drª Betina explica que, dependendo do tipo alteração que o procedimento causar - queimadura ou descamação -, é importante usar produtos com ativos com ação hidratante e cicatrizante, que vão acelerar a regeneração da pele. Além disso, a região também precisa ser protegida da radiação solar e luz visível, e limpa todos os dias para evitar o acúmulo de resíduos. Sendo assim os principais cuidados são:

- Limpeza delicada, com produtos suaves e hidratantes. Evitar esfregar a pele com buchas, escovas faciais ou toalhas;
- Hidratação, de preferência com produtos com ativos cicatrizantes e prebióticos, para preservar a barreira de proteção e o microbioma da pele;
- Proteção solar com filtro de FPS alto e com barreiras físicas, como chapéus.

3. Veja como o protetor solar deve ser usado

A dermatologista ressalta que é fundamental aplicar protetor solar todos os dias dentro ou fora de casa, com o dia clara ou nublado. “O ideal é que o produto seja reaplicado a cada duas horas. Ele precisa ser 100% físico para não agredir a pele sensibilizada, ter alta proteção, amplo espectro e cor para proteger a pele contra a luz visível”, indicou.

4. Como a limpeza do rosto precisa ser feita?

Na etapa de limpeza da pele, o ideal é apostar em produtos sem parabenos, álcool ou outras substâncias reativas que não irritem a região que foi tratada. Sendo assim, a dermatologista indica: “Podemos usar um sabonete para pele sensível a fim de não agredir tanto a pele, assim como loção micelar para limpeza”.

5. É importante hidratar a pele!

Para a sua pele ter uma boa e rápida recuperação, é preciso hidratá-la! “O ideal é que seja um produto cicatrizante, calmante e hidratante. É sempre muito importante usá-lo para recuperar a região e trazer de volta à integridade da barreira cutânea”, atentou a médica.

6. O que não fazer depois de um procedimento estético:

A dermatologista esclarece: “É proibido arrancar as casquinhas, para não causar manchas ou lesões, e evitar produtos químicos que podem deixar a pele ainda mais sensível e irritada”, concluiu.

7. Dúvidas mais comuns sobre os cuidados pós-procedimentos estéticos

7.1. O uso de ácidos pode agredir a pele?

Depende. A Drª Betina conta que alguns ácidos com ação descamativa podem ser usados quando há uma necessidade de melhorar a superfície da pele, deixá-la mais homogênea e estimular a produção de colágeno - ou quando quiser simplesmente renovar a região. No entanto, existem ácidos, como o hialurônico, que apenas melhoram a hidratação da pele. Mas é importante avaliar com o seu dermatologista, para não ter nenhum tipo de reação.

7.2. Posso aplicar maquiagem depois de fazer um procedimento estético?

Idealmente, não. Para aplicar maquiagem, é importante que a pele já esteja um pouco recuperada e para que isso aconteça, é necessário o uso diário dos produtos hidratantes e calmantes. Se você quer fazer uma make mais saudável e segura, o uso do protetor com cor é bem-vindo para garantir uniformidade e proteção da pele contra o sol e a luz visível.

7.3. Posso ir à praia e tomar sol?

De jeito nenhum! É muito importante evitar a exposição solar para que a pele não fique manchada. “O recomendado seria evitar praia ou exposição solar durante o período de recuperação. Mas se você for, precisa usar o protetor solar físico com cor, chapéu e ficar em um lugar à sombra”, atentou.

  • Para fortalecer a sua pele de forma suave, aposte no     Minéral 89, de Vichy
  • Você pode optar num cuidado antioxidante que não sensibilize a pele, como o     C E Ferulic, de SkinCeuticals
  • O H.A. Intensifier, de SkinCeuticals, garante proteção contra os radicais livres ao mesmo tempo que hidrata a pele

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicado em: Sexta-feira 21 de junho de 2019 - 17h42

Modificado em: Sexta-feira 16 de agosto de 2019 - 17h44

0
0
0
0
http://www.laroche-posay.com.br/?utm_source=loreal-dcb-site&utm_medium=referral&utm_content=header&utm_campaign=always-on http://www.vichy.com.br/?utm_source=loreal-dcb-site&utm_medium=referral&utm_content=header&utm_campaign=always-on http://www.skinceuticals.com.br/?utm_source=loreal-dcb-site&utm_medium=referral&utm_content=header&utm_campaign=always-on https://www.cerave.com//?utm_source=loreal-dcb-site&utm_medium=referral&utm_content=header&utm_campaign=always-on