Ácido glicólico: já pensou em incluir esse ativo na sua rotina de skincare? Ele é uma substância multifuncional que ajuda a prevenir os principais sinais do envelhecimento - como rugas, linhas de expressão, manchas e perda de viço na pele - e ainda controlar o excesso de oleosidade e acne na pele. Para saber mais sobre o ácido glicólico, quais os seus benefícios e como ele pode ser usado no ritual de beleza, o DermaClub conversou com seu time de dermatologistas que esclareceu as principais dúvidas sobre esse ingrediente poderoso.
1. O que é ácido glicólico?
O ácido glicólico é um alfa-hidroxiácido, obtido a partir da cana de açúcar e outros vegetais doces, conforme explica a dermatologista Livia Luna. Ele é capaz de promover vários benefícios à pele. “Faz uma leve esfoliação na pele, ou seja, remove as células mortas, estimula o colágeno, reduz rugas finas, controla a oleosidade e atenua as marcas da pele, como manchas e hiperpigmentação. Com tudo isso, o ácido glicólico também previne e corrige os sinais do envelhecimento e proporciona uma pele luminosa e com viço”.
2. Qual é a função do ácido glicólico na pele?
De acordo com a dermatologista Flávia Addor, de São Paulo, “a maior função do ácido é promover a descamação e, assim, a renovação da pele”, explicou.
3. Quais os benefícios do ácido glicólico?
Entre outros, os principais são:
- Minimizar as rugas e linhas de expressão;
- Promover luminosidade;
- Clarear manchas na pele;
- Controlar a oleosidade;
- Ajuda a remover lesões de acne e espinhas.
Produtos relacionados
4. O ácido glicólico pode causar alguma reação indevida na pele?
Embora seja um ácido considerado bem tolerado, a Drª Livia ressalta que deve ser usado com cautela, principalmente quando a pele está sensibilizada, pois pode acabar gerando vermelhidão e ardência. Sendo assim, antes de incluir esse ativo na sua rotina de cuidados, consulte seu dermatologista para entender qual a melher forma de inseri-lo na sua rotina diária de cuidados, para uma pele rejuvenescida e ilumindada.
5. Ácido glicólico para o tratamento de manchas
Assim como a maioria dos alfa-hidroxiácidos, o ácido glicólico proporciona o estímulo da renovação celular acelerando a eliminação do pigmento acumulado na pele (manchas de sol, de melasma ou pós-inflamatórias) e proporciona um clareamento uniforme total na área aplicada.
6. Ácido glicólico para a prevenção de rugas
De acordo com a dermatologista Katleen Conceição, do Rio de Janeiro, o ácido tem o poder de melhorar a qualidade da epiderme e do colágeno. “Por isso, se torna um elemento tão indicado para combater e tratar os danos do envelhecimento da pele, como as rugas”, acrescentou.
7. Ácido glicólico para o controle da oleosidade
A substância também é muito utilizada em tratamentos para a pele oleosa, promovendo uma série de benefícios, como:
- - Equilibrar a oleosidade;
- - Minimizar as lesões de acne, cravos e espinhas;
- - Melhorar a textura;
- - Amenizar as manchas de pele e cicatrizes de acne.
8. Peeling de ácido glicólico: como funciona?
Além dos dermocosméticos, o ácido glicólico também pode ser usado em peelings. Neste procedimento, é aplicada uma concentração maior do ácido para uma ação mais intensa e acelerada, comparado com aquelas presentes nos dermocosméticos. A função, no entanto, é a mesma - promover a renovação celular da área tratada, melhora da luminosidade, clarear manchas, etc.
9. Como incluir o ácido glicólico na rotina de cuidados com a pele?
Como qualquer outra medicação para a pele, é importante que o paciente seja avaliado por um dermatologista, que saberá indicar qual a melhor concentração deste ácido, a apresentação ideal e em que área da pele você terá um maior benefício. O ácido glicólico pode ser usado isolado ou junto com outros ativos na mesma fórmula, com o objetivo de potencializar a sua ação.
De manhã:
- 1) Lave seu rosto com um sabonete em barra ou gel de limpeza específico para sua pele;
- 2) Aplique um antioxidante em sérum, eles tem rápida absorção e contribuirão para a proteção antioxidante da pele, além de alguns, como a Vitamina C, estimulam o colágeno e contribuem para o clareamento da pele.
- 3) Com o rosto seco, aplique o produto com ácido glicólico, priorizando aquelas regiões que apresentam manchas, acne e rugas;
- 4) Em seguida, aplique o protetor solar com FPS acima de 50. Assim você se protege contra os danos solares e reduz a sensibilidade da pele em tratamento.
De noite:
- 1) Novamente, lave seu rosto com um sabonete em barra ou gel de limpeza específico para sua pele;
- 2) Se a sua pele for muito oleosa e acneica, use uma solução antioleosidade a fim de remover o excesso de resíduos que restaram na região;
- 3) Por último, aplique o produto com ácido glicólico.
10. Cuidados ao usar o ácido glicólico
Embora seja uma substância indicada pelos dermatologistas, o uso ácido glicólico precisa ter alguns cuidados:
- 1) O ativo deve ser utilizado com cautela em peles sensíveis, pois pode causar ardência e vermelhidão;
- 2) Também é recomendável suspender o uso de cremes com substâncias irritantes;
- 3) Pela manhã, durante o tratamento, sempre aplicar um filtro solar com alto FPS e se possível com cor no rosto.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 11 de Dezembro de 2018
Modificada em: 18 de Janeiro de 2022
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!