Você sabia que coceira na pele pode ser sintoma de dermatite atópica? Também existe a probabilidade de ser uma micose de pele ou uma alergia simples. Por outro lado, existem muitas outras características que diferenciam essas três doenças de pele. Se você não tem ideia de como identificar cada uma, o DermaClub entrevistou a dermatologista Carolina Marçon que explicou uma maneira fácil de como distinguir essas complicações. Dá só uma olhada!
Diferenças entre alergia, micose de pele e dermatite atópica
O que é dermatite atópica? “É uma condição cutânea inflamatória, crônica, multifatorial, na qual acontece uma alteração de função de barreira da pele”, explicou. Ocorre uma na hidratação com maior frequência e, com a falta de proteção, a dermatite acaba dando seus primeiros sinais. Ela costuma acontecer na infância, mas também pode se prolongar para a vida adulta. Essa condição clínica, está diretamente ligada ao desequilíbrio dos microrganismos que estão presentes na pele.
Micose de pele: o que é? Se apresenta com uma infecção que pode acontecer em várias regiões da pele, além de poder afetar o cabelo e as unhas, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Existem vários tipos de micose e elas costumam aparecer mais no verão, já que o clima quente favorece a proliferação dos fungos.
Alergia na pel: “Também é conhecida como dermatite de contato, que acontece quando a pele reage a um produto ou objeto que entra em contato direto com a região, como o uso de um dermocosmético, esmalte, bijuteria, etc”, alertou a médica.
Da micose de pele até a dermatite: quais são os sintomas de cada doença de pele?
Dermatite atópica: segundo a SBD, pode haver muita coceira, ressecamento, vermelhidão, surgimento de áreas da pele mais espessas, risco de infecção e agravamento do quadro. É mais comum nas regiões de dobras, como no cotovelo e joelho.
Micose de pele: costuma se apresentar na forma de lesões que crescem de dentro para fora. Elas podem ser brancas, na extensão do corpo, ou mais escamosas e com formação de bolhas, na região dos pés.
Alergia: coceira, bolinhas vermelhas e irritação na região que foi afetada.
Como funciona o tratamento da dermatite? Confira também como tratar micose de pele e alergia!
Dermatite atópica: a Dra. Carolina diz que o melhor remédio para esse problema é evitar banhos quentes, hidratar a pele com dermocosméticos que ajudam a reforçar a barreira da pele, não usar bucha, usar sabonetes neutros e não usar produtos com perfume. Como tratamento, é comum utilizar algum anti-inflamatório de uso tópico receitado pelo dermatologista.
Produtos relacionados
Produtos relacionados
Micose de pele: o tratamento é feito com antifúngicos de uso tópico nas micoses mais simples e orais nas lesões mais graves. Também é bom evitar o uso de roupa molhada e apostar em sapatos abertos.
Alergia: Suspender o uso ou afastar o agente que está causando essa reação na pele para que não ocorra mais essa alergia. Para tratar as lesões que são formadas, a dermatologista recomenda o uso tópico de corticóide e anti-inflamatório oral. Já no caso da alergia nervosa, é importante buscar tratamento para controlar o transtorno emocional.
Produtos relacionados
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 02 de Outubro de 2020
Modificada em: 29 de Dezembro de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Carolina Reato Marçon
CRM: 113.379
Especialização em Clínica Médica e Dermatologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Médica Colaboradora do Setor de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Coordenadora do Programa Pró-Albino; Fellowship em Cosmiatria - Dr. Zoe Draelos, Carolina do Norte - EUA; Fellowship em Tricologia - Universidade de Bolonha, Itália - Prof. Antonella Tosti; Fellowship em Dermatoscopia e Microscopia Confocal - Universidade de Modena / Reggio Emilia, Itália; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Academia Americana de Dermatologia e do Colégio Ibero-Latinoamericano de Dermatologia
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!